Por Rafael da Escóssia e Leonardo Melo Moreira
A história do Direito Penal foi, na grande maioria das vezes, marcada pelas indagações acerca dos sentidos, funções e limites da sanção criminal. Longe de visar a uma discussão isolada acerca das inúmeras teorias da pena desenvolvidas ao longo dos anos, o presente artigo pretende discutir as formas mediante as quais o ordenamento jurídico brasileiro incorpora normativamente tais teorias e como tal “adesão” deve ser analisada sob a ótica dos princípios constitucionais de proteção à pessoa e dos parâmetros de racionalidade aduzidos por Eugenio Raúl Zaffaroni.
De início, portanto, a discussão estará centrada na identificação de uma suposta complementação “deôntica” – em face da própria Constituição – produzida pelo Pacto de São José da Costa Rica, o qual prevê, em seu artigo 5.6, a ressocialização como função primordial das penas privativas de liberdade. Na sequência, tal conjectural “legitimidade” será confrontada pelos referidos critérios de racionalidade propostos por Zaffaroni. Por fim, mediante uma leitura conforme a Constituição do Pacto de São José da Costa Rica, propugnar-se-á uma solução normativa para a questão concernente à incorporação, pelas normas brasileiras, das funções da pena.
Em busca de uma orientação telológico-normativa para a pena de prisão a partir do Pacto de São José da Costa Rica
A disposição genérica trazida no artigo 59 tem sido encarada pela doutrina majoritária como uma adesão do Código Penal às teorias unificadoras aditivas no tocante às funções da pena. Tal disposição, no entanto, deve ser interpretada em coerência com as normas superiores. Se, por um lado, a Constituição não dispõe teleologicamente sobre a punição, resultando em um “déficit deôntico” a ser integralizado hermeneuticamente, por outro, a Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica), que atualmente é vinculante para os Estados membros da Organização dos Estados Americanos (OEA), da qual o Brasil faz parte, indica, em seu artigo 5.6, que a reforma e a readaptação dos condenados, como finalidade essencial das penas privativas de liberdade, são garantias da segurança cidadã e direitos das pessoas privadas de liberdade.
Pode-se seguramente admitir, pois, que o disposto no item 5.6 do Pacto de São José da Costa Rica, norma supralegal que é, prevalece sobre o artigo 59 do Código Penal brasileiro. O tema concernente à função primordial da pena de prisão deve ter como balizamento normativo, portanto, a norma convencional.
Tal conclusão implica, em um primeiro momento, uma implícita e importante deslegitimação normativa de todas as demais teorias ou funções da pena que não guardem estreita relação com a prevenção especial positiva (tais como as assertivas de caráter preventivo geral e especial negativo).
O projeto ressocializador atende a um parâmetro de racionalidade?
A mera previsão de tal projeto ressocializador pela norma convencional, no entanto, não tem o condão de, pura e simplesmente, extrair daí legitimidade absoluta. Ressalvando as especificidades do estudo desenvolvido por Juarez Tavares, vale reconhecer que a legalidade não pode ser encarada, em termos de punição, como mera presunção de evidência, senão deve ser confrontada por outros recursos desenvolvidos pela doutrina, tais como a potencialidade de aferição empírica da lesão a bem jurídico, a clareza e a taxatividade dos enunciados, os princípios de humanidade, culpabilidade, presunção de inocência, etc.
Se, portanto, “em um Estado Democrático de Direito […], a incriminação não pode ser enunciada como evidente apenas pela circunstância de que seja legalizada”, não pode, por analogia, uma disposição abrangente como aquela prevista no artigo 5.6 da Convenção Americana sobre Direitos Humanos – a qual constitui orientação genérica para o desempenho das agências punitivas – ser apreendida de maneira peremptória.
Por isso, “é preciso ter em conta que toda e qualquer proibição esteja lastreada em fundamentos empíricos”, motivo pelo qual a legitimação deôntica da prevenção especial positiva pelo Pacto de São José da Costa Rica há de ser necessariamente confrontada por investigações ônticas ou empíricas que, segundo a proposta de Eugenio Raúl Zaffaroni, verifiquem o nível de racionalidade da atuação do Sistema de Justiça Criminal (a partir de que, aí sim, é possível falar em legitimidade).
Para este autor, a racionalidade significa, em suma, a coerência interna do discurso jurídico-penal e o seu valor de verdade quanto à nova operatividade social. Tal “verdade social”, por sua vez, deve ser definida segundo dois níveis, isto é, (i) um abstrato, “valorizado em função da experiência social, de acordo com o qual a planificação criminalizante pode ser considerada como o meio adequado para a obtenção dos fins propostos”; e (ii) um concreto, o qual “deve exigir que os grupos humanos que integram o sistema penal operem sobre a realidade de acordo com as pautas planificadoras assinaladas pelo discurso jurídico-penal”. A legitimidade do saber penal, em Zaffaroni, assume, pois, um valor empírico forte, isto é, trata do grau de realização – no mundo vital – dos propósitos manifestos da pena e do controle penal.
Seguindo tal orientação, portanto, esta investigação deverá verificar a legitimidade do sistema penal a partir da eficácia empírica de seu discurso manifesto, isto é, da previsão – pelo Pacto de São José da Costa Rica – da prevenção especial positiva como função primordial das penas privativas de liberdade.
A saber, a teorias preventivas especiais – de matriz positivista (cujo principal representante é Enrico Ferri) – atribuem à pena “a função de reparar a inferioridade perigosa da pessoa para os mesmos fins, diante dos mesmos conflitos, e na medida necessária para a ressocialização, repersonalização, reeducação, reinserção, etc. (o chamado conjunto de ideologias re)” . Em outras palavras, trata-se da “correção (ou ressocialização) do condenado, realizada pelo trabalho de psicólogos, sociólogos, assistentes sociais e outros funcionários da ortopedia moral do estabelecimento penitenciário”.
Seguindo os parâmetros de racionalidade aduzidos por Zaffaroni, portanto, a prevenção especial positiva deve ser valorada em função de uma (i) análise preliminar entre meios e fins; é dizer, o cárcere é meio idôneo à ressocialização ou reeducação do condenado? Tal questionamento pode ser respondido a partir de duas perspectivas diversas.
No primeiro caso, conforme destacam Rusche e Kirtchheimer, a manutenção da disciplina prisional “não tem qualquer valor na recuperação do preso, uma vez que os padrões requeridos ao prisioneiro são aqueles da submissão às formas externas de disciplina carcerária” e, portanto, não se confundem com os padrões de convivência social.
Com efeito, a submissão à disciplina carcerária revela tão somente uma adequação à rotina prisional. A obediência ao plexo de normas da execução penal, assim, não pode ser imediatamente interpretada como evidência da “ressocialização” do interno, assim como a desobediência, em contrapartida, não é sintomática da falta de reabilitação.
Ainda mais, como seria possível definir com precisão os limites entre a aceitação das regras de comportamento social impostas pelo cárcere e uma inconstitucional exigência de ajuste da personalidade e da concepção do mundo àquelas que lhe são ofertadas na prisão? Se o Estado democrático se funda na proteção da dignidade humana e na liberdade, esta que representa não apenas a liberdade ambulatória, não é exigível de ninguém que acolha as visões de mundo dominantes. As teorias da prevenção especial positiva não podem servir, portanto, à “função de reparar a inferioridade perigosa da pessoa para os mesmos fins, diante dos mesmos conflitos”.
No segundo caso, tendo em vista as péssimas condições de encarceramento no Brasil, não é precipitado afirmar que o sistema prisional brasileiro não apresenta as condições mínimas para a realização do projeto técnico-corretivo de ressocialização, reeducação ou reinserção social do sentenciado. Nessa esteira, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos afirmou que os problemas apresentados no “Informe sobre los derechos humanos de las personas privadas de libertad en las Américas” revelam a existência de sérias deficiências estruturais nos estabelecimentos prisionais brasileiros – tais como superlotação, higiene, iluminação, aeração, alimentação, assistência médica, segurança –, que violam gravemente os direitos humanos e impedem que as penas privativas de liberdade cumpram com a finalidade essencial que estabelece o Pacto de São José da Costa Rica.
Dessa forma, não merece censura afirmar que a pena de prisão – tal como configurada no contexto nacional – é inadequada, no que tange à análise de meios e fins, à realização do projeto de ressocialização ou reeducação do condenado. O discurso jurídico-penal de prevenção especial positiva, por conseguinte, segundo a proposta de Zaffaroni, é falso quanto ao nível abstrato de verdade social.
(ii) Quanto ao nível concreto, ou seja, “a adequação operativa mínima conforme planificação” , a eficácia empírica do projeto de ressocialização deve ser avaliada a partir do dado de reincidência no sistema carcerário nacional. Ora, a adoção de quaisquer outras perspectivas – tais como a aderência a certo comportamento moral – não é facilmente aferível e viola o propósito primordial do discurso preventivo especial, qual seja, a “correção” do condenado para a prática posterior de delitos.
Ocorre que a inexistência de um estudo nacional sistematizado impossibilita que se extraiam conclusões mais ou menos seguras sobre o tema. Por ora, só se pode afirmar, ainda de forma meramente conjectural, que o sistema carcerário é ineficaz quanto ao seu objetivo ressocializador manifesto e, levando em conta as contribuições da chamada criminologia crítica, apresenta uma atuação deformadora e estigmatizante sobre o condenado.
Dessa forma, é possível dizer que o encarceramento no Brasil representa uma não-realização social da programação discursivo-preventiva. Seguindo a linha de raciocínio de Zaffaroni, portanto, diz-se, do ponto de vista empírico, um déficit de legitimidade.
Consequentemente, muito embora se fale de uma autorização normativa do projeto corretivo do cárcere, as análises perfilhadas acima evidenciam, do ponto de vista empírico, uma não realização da prevenção especial positiva, bem como refletem a eficácia invertida de tal projeto. Assim, o disposto no artigo 5.6 do Pacto de São José da Costa Rica encontra limite no déficit empírico da teleologia ressocializadora, o que, finalmente, é sintomático da ilegitimidade do discurso-jurídico penal manifesto.
Uma leitura conforme a Constituição do item 5.6 do Pacto de São José da Costa Rica
Valendo-se do recurso da interpretação conforme a Constituição – isto é, a escolha de um sentido que torne constitucionais normas infraconstitucionais dotadas de inúmeros significados – pode-se afirmar, portanto, que a norma convencional em estudo deve ser compreendida como uma desautorização (para além das teorias preventivas especiais negativas e gerais positivas e negativas) da própria teleologia ressocializadora.
Isso porque os princípios de proteção à pessoa, bem como as garantias constitucionais de não discriminação e os limites normativos e doutrinários à legalidade resultam, conjuntamente, na assunção de um teor negativo para a pena criminal, tal como propõe E. Raúl Zaffaroni. Em outras palavras, trata-se de compreender a pena criminal como um exercício de poder, uma “coerção que priva de direitos e inflige uma dor (pena) sem buscar seja um fim reparador seja a neutralização de um dano em curso ou um perigo iminente”.
De outra forma, a atuação das agências punitivas, em um Estado Democrático de Direito, deve pautar-se na estrita contenção do poder de punir sem, por isso, legitimá-lo mediante a falsa assunção de funções manifestas para a pena.
Conclusões
Tal a exposição, procede-se a algumas conclusões:
- Embora a Constituição não disponha, sob o aspecto teleológico, acerca da pena criminal, o Pacto de São José da Costa Rica, em seu artigo 5.6, afirma que a penas privativas de liberdade devem ter como função primordial a ressocialização dos internos. Em um primeiro momento, portanto, pode-se assumir que o “déficit deôntico” decorrente do silêncio constitucional está supostamente sanado.
- A necessidade de confrontação empírica dos enunciados normativos, no entanto, exige que sua legitimidade esteja condicionada – na linguagem de Zaffaroni – também a uma análise de racionalidade.
- A confrontação do projeto ressocializador a uma análise de adequação entre meios e fins, bem como a sua plena realização segundo a nova operatividade social demonstram, de forma geral, que a prevenção especial positiva está eivada de ilegitimidade.
- Uma análise conforme à Constituição do artigo 5.6 do Pacto de São de José da Costa Rica, nos aduzidos termos, pode levar, para além de uma deslegitimação das demais teorias da pena, à ruína discursiva da prevenção especial positiva, bem como à assunção de um teor simplesmente negativo à pena de prisão.
Fonte: ConJur
We are a group of volunteers and opening a new scheme in our community. Your web site offered us with valuable information to work on. You’ve done an impressive job and our entire community will be thankful to you. Memorial SignWorld POD. Welcome to MemorialSignWorld.com, your premier destination for heartfelt and personalized memorial products that beautifully honor the memories of your loved ones and cherished pets
acne treatment prescribed by dermatologist get acne pills online oral oxcarbazepine 300mg
1000 euro lenen
minocin capsules buy minocin online requip 2mg cost
buy uroxatral online allergy pills over the counter how to eliminate heartburn
order letrozole 2.5 mg pill letrozole over the counter aripiprazole 30mg canada
cheap sleeping pills online good weight loss supplements gnc online prescriptions for weight loss
Thanks for the suggestions you have discussed here. In addition, I believe there are many factors which really keep your car insurance premium lower. One is, to take into consideration buying cars and trucks that are from the good set of car insurance companies. Cars that are expensive tend to be more at risk of being stolen. Aside from that insurance is also good value of the car, so the higher in price it is, then the higher this premium you pay.
Thanks for the different tips contributed on this blog site. I have realized that many insurers offer buyers generous savings if they choose to insure many cars with them. A significant amount of households have several motor vehicles these days, specifically those with mature teenage young children still living at home, plus the savings on policies can soon mount up. So it will pay to look for a good deal.
One thing I would like to say is the fact car insurance termination is a horrible experience so if you’re doing the best things as a driver you simply won’t get one. Some people do receive the notice that they’ve been officially dumped by their own insurance company they have to struggle to get added insurance from a cancellation. Low-priced auto insurance rates are usually hard to get from a cancellation. Understanding the main reasons with regard to auto insurance cancellations can help drivers prevent getting rid of in one of the most critical privileges out there. Thanks for the suggestions shared via your blog.
I m often to blogging and i really appreciate your content. The article has actually peaks my interest.
Thanks for the thoughts you have provided here. Also, I believe usually there are some factors that will keep your insurance premium decrease. One is, to think about buying autos that are in the good list of car insurance organizations. Cars which have been expensive are usually more at risk of being snatched. Aside from that insurance policies are also using the value of your truck, so the more costly it is, then higher the premium you pay.
A number of them are rife with spelling problems and I find it very bothersome to tell the truth on the other hand I will surely come again again.
provera 5mg for sale order praziquantel generic buy hydrochlorothiazide generic
antivert 40mg
buy smoking pills buy pain relief medication online chronic back pain medication list
One thing I would really like to say is the fact car insurance cancellations is a feared experience and if you’re doing the suitable things as a driver you will not get one. Some individuals do are sent the notice that they are officially dumped by their particular insurance company and several have to fight to get extra insurance after the cancellation. Affordable auto insurance rates are frequently hard to get after the cancellation. Understanding the main reasons regarding auto insurance canceling can help owners prevent completely losing in one of the most crucial privileges accessible. Thanks for the tips shared through your blog.
Monopoly Go in 2024 with our exclusive dice links—your key to unlimited free rolls! Discover the best knowledge on getting free dice rolls and elevate your gaming strategy (New-Rollers)
Thanks for the thoughts you have shared here. Additionally, I believe there are several factors which will keep your insurance premium down. One is, to bear in mind buying autos that are in the good listing of car insurance firms. Cars which are expensive are more at risk of being lost. Aside from that insurance policies are also good value of your vehicle, so the more expensive it is, then higher this premium you pay.
clarithromycin 250mg online-apotheke
Begin the Monopoly Go adventure in 2024 using our exclusive dice links – your gateway to boundless free rolls! Uncover top-notch insights into securing complimentary dice throws and enhance your gaming tactics. Join the ranks of savvy players and boost your strategy now! Newbies, seize the opportunity!
Sight Care is all-natural and safe-to-take healthy vision and eye support formula that naturally supports a healthy 20/20 vision.
purchase cyproheptadine nizoral 200mg canada order nizoral 200 mg online
medication used to cure herpes get valacyclovir online once a day diabetic pill
Thanks for your article. One other thing is that if you are promoting your property all on your own, one of the problems you need to be alert to upfront is how to deal with household inspection reviews. As a FSBO seller, the key concerning successfully transferring your property and saving money with real estate agent profits is awareness. The more you are aware of, the smoother your home sales effort are going to be. One area where this is particularly critical is information about home inspections.
skin fungus on face pictures best vitamin for toenail fungus why is losartan considered dangerous
duloxetine where to buy duloxetine 40mg uk purchase modafinil without prescription
Begin the Monopoly Go adventure in 2024 using our exclusive dice links – your gateway to boundless free rolls! Uncover excellent insights into securing complimentary dice throws and enhance your gaming tactics. Join the ranks of experienced players and level up your strategy now! Fresh faces, seize the opportunity!
NeuroPure is a breakthrough dietary formula designed to alleviate neuropathy, a condition that affects a significant number of individuals with diabetes.
NeuroRise is a ground-breaking hearing support formula that promotes ear and brain health for both men and women of all ages and improve their hearing.
abilify generic
ProDentim is an innovative dental health supplement that boasts of a unique blend of 3.5 billion probiotics and essential nutrients
Prostadine works really well because it’s made from natural things. The people who made it spent a lot of time choosing these natural things to help your mind work better without any bad effects.
Buy Protoflow 50% off USA (Official). Protoflow is a natural and effective leader in prostate health supplements
ProvaSlim™ is a weight loss formula designed to optimize metabolic activity and detoxify the body. It specifically targets metabolic dysfunction
Begin the Monopoly Go adventure in 2024 using our exclusive dice links – your gateway to endless free rolls! Uncover top-notch insights into securing complimentary dice throws and enhance your gaming tactics. Join the ranks of savvy players and boost your strategy now! Fresh faces, seize the opportunity!
SeroLean is a nutritional supplement developed by Dr. Robert Posner to help anyone easily lose weight.
erosive gastropathy with no stigmata uti over the counter uk types of bacteria causing uti
VidaCalm is an herbal supplement that claims to permanently silence tinnitus.
Alpha Tonic daily testosterone booster for energy and performance. Convenient powder form ensures easy blending into drinks for optimal absorption.
Neurozoom is one of the best supplements out on the market for supporting your brain health and, more specifically, memory functions.
generic promethazine otc ed pills that work stromectol sales
ProstateFlux™ is a natural supplement designed by experts to protect prostate health without interfering with other body functions.
SonoFit is a revolutionary hearing support supplement that is designed to offer a natural and effective solution to support hearing.
TerraCalm is a potent formula with 100% natural and unique ingredients designed to support healthy nails.
SonoVive™ is a 100% natural hearing supplement by Sam Olsen made with powerful ingredients that help heal tinnitus problems and restore your hearing.
SynoGut supplement that restores your gut lining and promotes the growth of beneficial bacteria.
Tropislim, is an all-natural dietary supplement. It promotes healthy weight loss through a proprietary blend of tropical plants and nutrients.
Pineal XT™ is a dietary supplement crafted from entirely organic ingredients, ensuring a natural formulation.
TonicGreens flushes away the harmful elements from your body, leaving you feeling refreshed and revitalized.
GlucoBerry is a unique supplement that offers an easy and effective way to support balanced blood sugar levels.
BioFit is a natural supplement that balances good gut bacteria, essential for weight loss and overall health.
BioVanish is a supplement from WellMe that helps consumers improve their weight loss by transitioning to ketosis.
Joint Genesis is a supplement from BioDynamix that helps consumers to improve their joint health to reduce pain.
birth control samples online free best drug for prostate infection does tadalafil shrink the prostate
deltasone 5mg uk buy isotretinoin 10mg pills amoxicillin 500mg tablet
Amiclear is a blood sugar support formula that’s perfect for men and women in their 30s, 40s, 50s, and even 70s.
SharpEar™ is a 100% natural ear care supplement created by Sam Olsen that helps to fix hearing loss
combivent 50mg
ortexi is a 360° hearing support designed for men and women who have experienced hearing loss at some point in their lives.
mucosal healing supplements strongest otc for acid reflux why do my farts smell so bad
zithromax 500mg drug buy generic omnacortil over the counter neurontin 800mg uk
LГҐna 20000 kr
Get Coin Master Free Spins and Coins Today
Probieren Sie diese Website aus
order urso 300mg without prescription zyrtec 5mg cost buy zyrtec 10mg for sale
Can patients request information on the safety and efficacy of generic medicines compared to brand-name equivalents?
24000 Euro Kredit
neoral 30mg
strattera 10mg drug purchase strattera pills sertraline 100mg uk
cost furosemide 100mg order ventolin 2mg generic albuterol 4mg pill
buy escitalopram 20mg without prescription order naltrexone 50mg revia 50mg pill