Portal R7 destaca ADEPOL DO BRASIL em matéria sobre segurança para população

0
265

Entidade que representa os Delegados de Polícia em âmbito nacional, a ADEPOL DO BRASIL foi solicitada pelo portal R7 como especialista em Segurança Pública para dar dicas e orientações à população na matéria “Número de furtos e roubos recua, mas ao menos um celular é levado por minuto em São Paulo”, publicada na manhã desta segunda-feira (17).

O conteúdo traz um levantamento feito pelo R7 que mostra mais de 42 mil ocorrências de furtos e roubos de celulares registradas no primeiro bimestre, contra 52,3 mil no mesmo período de 2022. Os dados foram compilados a partir das informações dos boletins de ocorrência disponibilizados pela SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo).

Para a Diretora de Integração da ADEPOL DO BRASIL, Raquel Gallinati, os dados pessoais e a possibilidade de realizar transações fraudulentas pelos aplicativos de banco tornam o smartphone um objeto extremamente desejado “na cadeia criminosa”.

A delegada também afirma que existe um mercado paralelo em que esses aparelhos roubados e furtados são vendidos. “Enquanto houver pessoas que adquirem esses produtos sem nota fiscal e sem saber a origem, essa cadeia vai continuar operando”, alerta.

Por fim, Dra. Raquel deu dicas práticas de segurança para a população:

• Evitar andar em ruas desertas com pouca iluminação e sozinho;

• Em grandes aglomerações, como shows, festivais e blocos de carnaval, guardar o celular em pochetes ou doleiras;

• Evitar falar ao celular enquanto caminha na rua;

• Não deixar senhas, principalmente de bancos, salvas no celular e desabilitar pagamentos por aproximação;

• Não andar com objetos de valor, como relógios e celulares, para não chamar a atenção de possíveis assaltantes.

Confira matéria completa: https://noticias.r7.com/sao-paulo/numero-de-furtos-e-roubos-recua-mas-ao-menos-um-celular-e-levado-por-minuto-em-sao-paulo-17042023