Lídice da Mata anuncia próximos passos da CPI do Assassinato de Jovens

0
770

Diante do fato de que os homicídios dolosos são a principal causa de mortes de jovens no Brasil, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) ressaltou a importância da investigação que será feita pela CPI criada pelo Senado para investigar o assassinato de jovens no país.

Ela contou que a CPI já foi instalada e já marcou as três primeiras audiências públicas com pesquisadores, representantes de movimentos sociais, inclusive do movimento negro, já que a maioria das vítimas da violência são os jovens negros.

Lídice da Mata explicou que a CPI pretende discutir o problema e apresentar propostas aos governos federal, estaduais e municipais para reduzir as mortes violentas de jovens no país.

— Essa CPI certamente nos levará a discutir o modelo de segurança pública que temos, o modelo de polícias que temos. Não passará ao largo, sem dúvida nenhuma, da conclusão de que a nossa juventude também precisa, e mais do que nunca, do caminho da educação como uma das fortes possibilidade de inserção social e de afastamento da vulnerabilidade em que se encontram.

Lídice da Mata informou que as reuniões da CPI que investiga o assassinato de jovens no Brasil serão sempre nas noites de segundas-feiras e que a população poderá participar ativamente dos debates.

Para o primeiro, já na próxima segunda-feira, foram convidados Júlio Jacobo, autor do Mapa da Violência no Brasil; Luiz Eduardo Soares, especialista em segurança pública; Inácio Cano,  do Laboratório de Análise da Violência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Sérgio Adorno, do Núcleo de Violência da Universidade de São Paulo; Michel Misse, do Núcleo de Estudos de Cidadania, Conflitos e Violência Urbana da URFJ.

 

Fonte: Agência Senado