Estadão publica artigo da ADEPOL DO BRASIL: ‘Brasil tem a pior previdência policial do mundo’

0
182

Publicado no portal Estadão – Blog do Fausto Macedo

Por Rodolfo Queiroz Laterza*

24/05/2023 | 06h00

No Brasil, onde há maior índice de mortalidade dos agentes da Segurança Pública, que lidam com letalidade, insalubridade e risco na linha de frente contra o crime, e com direito a altos índices de adoecimento e os menores índices de expectativa de vida, os policiais estão entre os que têm a pior Previdência Social da América Latina e do mundo.

A partir da Emenda Constitucional nº 103/2019, foi imposta uma série de alterações na reserva financeira.

O levantamento compara a Previdência dos policiais brasileiros com a dos agentes dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, entre outros países, bem como com a de vizinhos da América do Sul, como Chile e Argentina.

Este estudo aponta, com dados factuais e empíricos, como a Reforma da Previdência, do ponto de vista comparativo com outros países, é um retrocesso vergonhoso e humilhante para o Brasil, tendo em vista que, países com indicadores de mortalidade muito menores têm regras previdenciárias muito mais justas para os policiais. A Emenda 103 trouxe enorme prejuízo em relação a vários critérios, como o aumento do limite de idade, maior tempo de contribuição e, principalmente, o cálculo que rebaixa os proventos.

LEIA ARTIGO COMPLETO: https://www.estadao.com.br/politica/blog-do-fausto-macedo/injustica/?utm_source=estadao:app&utm_medium=noticia:compartilhamento