DIA DO IDOSO: Homenagem da ADEPOL DO BRASIL

0
165

Hoje, celebramos o Dia Nacional do Idoso, uma data que nos convida a refletir sobre a importância e o valor inestimavel das pessoas mais experientes em nossa sociedade. A Associação dos Delegados de Polícia do Brasil
(ADEPOL DO BRASIL) se une a todo o país para homenagear nossos idosos e reconhecer o impacto positivo que eles têm em nossas vidas e comunidades.

A violência contra os idosos é uma triste realidade no Brasil. Trata-se de uma prática silenciosa e progressiva que desrespeita os direitos humanos básicos dessa parcela da sociedade.

A erradicação desse problema exige medidas efetivas, como o acesso à Justiça e serviços públicos de proteção e apoio. De acordo com a OMS, 15,7% dos idosos no mundo já sofreram abuso. No Brasil, o Disque 100 recebeu mais de 33 mil denúncias no último ano.

A maioria das agressões acontece no ambiente familiar, perpetradas por filhos, netos e outros parentes próximos. Os tipos de violações incluem: violência física, abuso emocional, negligência e abuso financeiro.

Conscientização, denúncia e proteção dos idosos são fundamentais para combater esse problema. É responsabilidade de todos nós garantir que nossos idosos vivam com segurança, respeito, dignidade e afeto. Vamos juntos lutar por um mundo onde os idosos possam envelhecer com dignidade e respeito!