Artigo fala sobre as mazelas do MP segundo um dos mais qualificados membros da própria instituição

0
934

 

Caros presidentes,

O portal Congresso em Foco publicou hoje na íntegra um excelente artigo sobre alguns problemas do Ministério Público na atualidade, na ótica de um dos seus integrantes mais experientes e qualificados: o atual corregedor-geral do Ministério Público Federal e membro da instituição há 26 anos, Eugênio José Guilherme de Aragão, que também é aspirante a uma vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal.

Professor da UnB (com doutorado na Alemanha e mestrado na Inglaterra), Eugênio Aragão, em seu texto, defende “limites de atuação do Ministério Público”. O artigo tece profundas críticas à atuação do MP, que, em suas palavras, vive um processo de grandes desgaste, causado sobretudo pela “dinâmica perversa” que transformou alguns de seus membros em “justiceiros”. Segundo ele, alguns membros do MP estariam sempre empenhados em causar riscos à governabilidade e à ação de outros entes públicos – riscos estes usados para ampliar os espaços de poder do MP no Estado brasileiro e aumentar suas vantagens remuneratórias.

Veja aqui uma síntese do artigo e alguns dos seus principais trechos – http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/a-caixa-de-pandora-do-ministerio-publico/

Primeira parte do artigo – http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/o-ministerio-publico-na-encruzilhada-–-1ª-parte/

Segunda parte do artigo – http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/o-ministerio-publico-na-encruzilhada-–-2ª-e-ultima-parte/

Minha sugestão é que leiam o texto com atenção, publiquem nos sites das Associações de cada estado e repliquem, via email, para os contatos de cada entidade, bem como nos perfis das mídias sociais (facebook e twitter). A ADEPOL Nacional já publicou no twitter @adepolbrasil.

Um abraço e bom final de semana,

Paulo D’Almeida

Presidente