Artigo da ADEPOL DO BRASIL sobre Dia Internacional do Combate às Drogas é publicado no ESTADÃO

0
98

A ADEPOL DO BRASIL ganhou um espaço importante no Estadão (Blog do Fausto Macedo) no último dia 26 – o “Dia Internacional do Combate às Drogas”. Em artigo assinado pela Diretora da entidade de classe de âmbito nacional, Raquel Gallinati, em conjunto com a promotora de Justiça e presidente do Instituto Pró-Vítima, Celeste Leite dos Santos, o texto traz reflexões sobre o grave problema social que afeta milhões de pessoas em todo o planeta.

“A dependência química é uma doença séria, com impactos significativos na saúde física e mental dos indivíduos, bem como na segurança e na estabilidade da sociedade.

Em praticamente todas as cidades médias e grandes do Brasil, o impacto cruel do tráfico e do consumo de drogas está visível, à luz do dia; se reflete na miséria das “cracolândias”, onde seres humanos se arrastam com o único objetivo de alimentar a dependência química, não importa a que custo.

As drogas destroem vidas, causam violência, alimentam a criminalidade e sobrecarregam os sistemas de saúde e de justiça. Além disso, há impacto negativo na economia, com limitação do potencial de desenvolvimento de um país e maior dependência externa.

A atuação do Poder Público é indispensável e em todas as fases, desde o fornecimento de informações pelos professores e familiares, que são a primeira linha de defesa do indivíduo, para que estejam bem treinados para orientar os adolescentes antes que tenham o primeiro contato com os entorpecentes, até o tratamento dos dependentes, realizado por equipes de profissionais de saúde multidisciplinares”, destaca uma parte do conteúdo.

Veja o conteúdo completo: https://www.estadao.com.br/politica/blog-do-fausto-macedo/a-prevencao-ao-uso-de-drogas-no-combate-ao-trafico-e-na-repactuacao-do-contrato-social/