Ana Amélia defende projetos de sua autoria para melhoria do sistema penitenciário

0
795

A senadora Ana Amélia (PP-RS) disse, em discurso nesta segunda-feira (8), que o sistema prisional brasileiro está falido e a ressocialização dos presos é um fracasso. Ela criticou a superlotação e as péssimas condições dos presídios e também apontou a falta de investimento e o mau uso dos recursos pelos gestores públicos.

Ana Amélia é autora de dois projetos na área de segurança pública. Um deles proíbe o contingenciamento do Fundo Penitenciário Nacional. Segundo a senadora, nos últimos 13 anos foi desembolsado pouco mais de R$ 1 bilhão de do total de R$ 4,5 bilhões autorizados no Orçamento da União. Isso, explicou, prejudica os repasses das verbas para os estados construírem ou reformarem estabelecimentos penais.

O segundo projeto da senadora limita o número de saídas temporárias dos presos em datas comemorativas para apenas uma vez por ano. O chamado “saidão” seria concedido somente para réu primário e que não seja reincidente:

– Há um retrabalho porque a polícia que devia estar cuidando da segurança, vai ter que estar buscando esse criminoso que não retorna à cadeia. Os índices de não retorno à penitenciária são elevadíssimos, mais de 705. Então, há um gasto adicional para recuperar o preso e trazê-lo de volta para a cadeia – disse a senadora.

 

Fonte: Agência Senado