ADEPOL DO BRASIL é consultada pela Folha de S.Paulo sobre julgamento no STF sobre descriminalização de drogas

0
229

A ADEPOL DO BRASIL foi consultada sobre o julgamento da descriminalização do porte de drogas para uso pessoal, retomado ontem (24) pelo (Supremo Tribunal Federal).

Os ministros analisam a constitucionalidade do artigo 28 da lei 11.343/2006, a chamada Lei de Drogas. O artigo considera crime adquirir, guardar, transportar ou cultivar entorpecentes para consumo pessoal. O placar está em 5 a 1 a favor da descriminalização.

A matéria traz a opinião contra e a favor do tema:

“ARGUMENTOS CONTRA A DESCRIMINALIZAÇÃO DAS DROGAS

Adepol (Associação dos Delegados de Polícia do Brasil)

Em manifestação enviada ao STF ainda em 2015, quando foi iniciado o julgamento, e reafirmada neste ano, a Adepol se posicionou contra a descriminalização das drogas. Leia um trecho:

‘Sob o ponto de vista da segurança pública, é de sabença comum que descriminalizar o uso das drogas é fazer o consumo crescer. E mais usuários significarão mais traficantes de drogas e de armas pesadas. Mais traficantes, mais violências no cotidiano, com verdadeira ‘guerrilha urbana’ nas grandes cidades.’

Conteúdo completo: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2023/08/stf-julga-descriminalizacao-das-drogas-conheca-argumentos-contra-e-a-favor.shtml