No último dia 5, a ADEPOL do Brasil emitiu nota contrária à Portaria Nº 1 publicada pelo Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG-PM/CBM). O documento, protocolado em 30 de agosto, propõe retirar da Polícia Civil as investigações de homicídios dolosos cometidos por policiais militares no Brasil.
O portal de notícias da Rede Globo, G1, publicou matéria na última terça-feira (5) em que detalha o assunto. Em entrevista à repórter Cíntia Acayaba o presidente da ADEPOL do Brasil, Carlos Eduardo Benito Jorge, afirmou que o documento não tem embasamento jurídico para alterar a Constituição Federal e que seu teor não é reconhecido pela categoria.
Em nota, Benito Jorge enfatizou ainda que o texto da Portaria, se aplicado, está em desfavor do cidadão, fere e retrocede direitos.
Leia a íntegra da nota publicada pela ADEPOL do Brasil:
A ADEPOL do Brasil avalia que a Portaria Nº1, publicada pelo Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG-PM/CBM) no último dia 30, não tem legislação vigente.
A Constituição Federal define que é de competência das polícias civis as funções de polícia judiciária e a apuração de crimes cometidos contra civis, como exposto no Artigo 144, § 4º.Enquantoo § 5º estabelece às polícias militares a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública.
Além de propor uma atuação para os estados federados, a citada Portaria não tem Lei anterior vigente. O que também chama atenção, uma vez que o povo brasileiro tem buscado cada vez mais transparência nas eventuais decisões dos representantes do Estado. O texto da Portaria, se aplicado, está em desfavor do cidadão, fere e retrocede direitos.
Na publicação, o CNCG cita o artigo 82, §2º do Código de Processo Penal Militar, que prevê a investigação dos crimes dolosos contra a vida de civis pela polícia militar como argumento para a proposta. Entretanto, essa apuração só pode acontecer concomitantemente à investigação da Polícia Judiciária e sem interferir na colheita de elementos e provas para a total elucidação do crime, a ser submetido pela Justiça brasileira.
Carlos Eduardo Benito Jorge
Presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil”
loved your website! hoard up it up and seize us [url=https://ai-seo.services]seo services for website[/url]
loved your website! keep it up and drop in on us [url=https://ai-seo.services]seo service provider near me[/url]
loved your website! hoard up it up and fall upon us [url=https://ai-seo.services]best seo services for small business online[/url]
loved your website! hoard up it up and drop in on us [url=https://ai-seo.services]need seo services[/url]
loved your website! feed it up and drop in on us [url=https://ai-seo.services]seo services companies[/url]
loved your website! feed it up and fall upon us [url=https://ai-seo.services]seo services firm[/url]
loved your website! safeguard it up and drop in on us [url=https://ai-seo.services]seo services seo company[/url]
Great information shared.. really enjoyed reading this post thank you author for sharing this post .. appreciated
Thank you for starting this up. This website is something that is needed on the internet someone with a little originality!