Sindepominas participa de seminário sobre o Ciclo Completo

0
16713

A Comissão de Constituição Justiça e Cidadania da Câmara federal realizou essa semana em Belo Horizonte o seminário para discutir a implantação do Ciclo Completo de Polícia Militar. O encontro reuniu cerca de mil policiais no Auditório JK, na Cidade Administrativa.

Seminário Ciclo completo 47Entre os participantes, cerca de 150 Delegados de Polícia manifestaram sua indignação sobre a PEC 431/2014, de autoria do deputado federal subtenente Gonzaga. A proposta prevê a adoção de um novo modelo de segurança pública por meio do qual passaria a ser permitido às polícias militar, rodoviária federal e às guardas municipais, a realização de atividades de investigação, hoje privativas das autoridades policiais. Para discutir o tema, a CCJC decidiu fazer a discussão no formato Seminário, organizando Audiências Públicas em 13 capitais brasileiras.

O SINDEPOMINAS convocou toda a categoria para participar das discussões, inclusive a Chefia e todo o Conselho de Polícia Civil de Minas Gerais que vem se mantendo absolutamente silentes sobre a PEC 431/2014, desde a sua propositura. Organizado pela Câmara Federal, o Seminário não é aberto à manifestação por parte da plateia, restringindo o uso da palavra aos oradores previamente inscritos oficialmente pelas instituições federais envolvidas diretamente no tema. Com isso, não foi possível a manifestação de nenhum líder de entidade classista estadual no evento.

O SINDEPOMINAS se posiciona contrário à PEC 431/2014 de forma firme e definitiva por entender que as atribuições

da Polícia Militar e Polícia Civil estão bem definidas pela Constituição Federal. Não sobram dúvidas de que o aumento da criminalidade no Brasil e, em particular, no nosso Estado, deve-se à falência da ação preventiva, já que o país passa por um momento ímpar de investimentos sociais e grande parte do contingente do policiamento ostensivo se encontra aquartelado operando em desvio de função ou em serviços administrativos, que deveriam ser realizados pelo pessoal civil administrativo.

 

Seminário Ciclo completo 17

 

Seminário Ciclo completo 42

 

Seminário Ciclo completo 56

 

Seminário Ciclo completo 58

Seminário Ciclo completo 36

 

Fonte: Sindepominas