PRESIDENTE DA ADEPOL DO BRASIL PARTICIPA DO PROGRAMA DE DEBATE EXPRESSÃO NACIONAL DA TV CÂMARA

0
113

Nesta última segunda feira, o Presidente da ADEPOL DO BRASIL Rodolfo Queiroz Laterza participou do programa de debate “Expressão Nacional”, na TV Câmara, com o tema “Mortes violentas voltam a crescer no Brasil”.

Também participaram do programa o Deputado Subtenente Gonzaga (PDT-MG);
Deputado Delegado Marcelo Freitas (PSL-MG); e a Professora
Isabel Figueiredo, consultora do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Durante o programa houve alto nível de qualidade dos debates, com o Presidente da ADEPOL DO BRASIL Rodolfo Queiroz Laterza tecendo considerações a respeito das variáveis causais do aumento do número de homicídios, os problemas críticos do sucateamento das forças de segurança pública no Brasil (principalmente em relação às Polícias Civis que ainda assim fazem um trabalho abnegado para a sociedade), a falta de implementação da Lei do SUSP pelos entes federados e a importância de se considerar o fator cultural para explicar a causalidade de tantos crimes no Brasil. Também destacou a necessidade de o Judiciário e o Ministério Público serem chamados à responsabilidade do problema da segurança pública no Brasil, injustamente concentrado nas Polícias, bem como a importância de se fortalecer a prevenção primária no controle social da criminalidade no Brasil.

As contribuições dos Deputados Subtenente Gonzaga e Marcelo Freitas foram de grande relevância e conteúdo, destacando-se a falta de continuidade na aplicação do SUSP e o baixo investimento nas forças de segurança pública dos Estados, o que vem a prejudicar a efetividade das políticas públicas de segurança.

A Professora Isabel Figueiredo reforçou com dados compilados os problemas relacionados com a ampliação de normas que facilitam aquisição e acesso a armas de fogo no Brasil em tempos recentes, bem como a falta de coordenação entre os entes federativos na implementação das ações de segurança pública.

Parabenizamos a TV Câmara e sua equipe pelo excelente programa e debate, desde já prontificando a ADEPOL DO BRASIL a participar de novos temas.

Abaixo, segue o link do debate.