Palestra de Rodolfo Queiroz Laterza é destaque no maior evento Latino-Americano sobre Segurança Pública

0
145

Convidado para palestrar no maior evento Latino-Americano sobre Segurança Pública, o COP Internacional, o presidente da ADEPOL DO BRASIL, Rodolfo Queiroz Laterza, chamou a atenção dos convidados com sua palestra, sobre o conceito “Task Force”.

Laterza explanou sobre a criação e os processos envolvidos em uma força-tarefa (Task Force), unidade ou formação estabelecida para trabalhar em uma única tarefa ou atividade definida. Originalmente introduzido pela Marinha dos Estados Unidos, o termo tornou-se popular e é uma parte padrão da terminologia da OTAN.

Atualmente, muitas organizações não militares – principalmente de segurança pública, defesa civil e persecução penal – criam “forças-tarefa” ou grupos-tarefa para atividades temporárias que são, na prática, comitês ad hoc (colegiados de propósito designado). O Presidente da ADEPOL DO BRASIL enfatizou ainda que, no novo Código de Processo Penal, MEDIANTE IDEIA DA ADEPOL DO BRASIL e convergência de outras entidades e segmentos, prevê-se a constituição de forças-tarefas sem subordinação e baseadas em coordenação e cooperação compartilhadas, nos limites das atribuições legais e constitucionais de cada órgão integrante.