Home Notícias “O PODER DE POLÍCIA DEVE PERMANECER COM A POLÍCIA” DIZ...

“O PODER DE POLÍCIA DEVE PERMANECER COM A POLÍCIA” DIZ PRESIDENTE DA OAB – PA

0

 

 

  “O PODER DE POLÍCIA DEVE PERMANECER  COM A POLÍCIA”  DIZ  PRESIDENTE DA OAB – PA

A declaração foi de apoio à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº37/2011, que mantém a Polícia Judiciária (Civil e Federal) como responsável pela investigação criminal, foi feita na manhã de hoje, 12, aos representantes do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Pará – Sidelp/PA e Associação dos Delegados de Polícia do Estado do Pará – Adepol/PA, em reunião realizada na sede da instituição.

Em consenso com a defesa divulgada pelo Conselho Federal da OBA, o presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos, afirmou que possui uma opinião bem definida sobre essa questão. “A OAB-PA no Pará tem mandido uma opinião moderada sobre o fato, sem agredir o Ministério Público – MP. Porém, acredito que não é possível tirar do MP aquilo que ele não tem, que é o poder de investigação.”, afirmou.

Para Vasconcelos, o “poder de polícia deve permanecer com a polícia”. “Por mais que o MP tenha vontade, ele não tem estrutura para realizar investigações que demandam um acompanhamento constante do caso, deslocamento, como os crimes de tráfico de drogas.”, disse ele. E completou: “Muito me preocupa muito que o MP queira assumir o papel de investigador, quando todas as denúncias da Ordem encaminhadas ao Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP, dão em nada.”

Segundo Jarbas, a polícia não deve ser judicializada. “A justiça deve ser pensada como sistema, que envolve todos os órgãos do sistema, cada um desenvolvendo seu papel, incluindo o MP.”

Ao final do encontro, o presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos foi presenteado com a cartilha “Investigação Criminal – PEC da Legalidade” – um documento didático que explica “por que a PEC 37/2011 não retira o poder de investigação do Ministério Público”.

Participaram do encontro os delegados João Moraes – presidente do Sindel-PA, Fernando Flávio – presidente da Adepol-PA, Alberto Pamplona – diretor da Adepol, a delegada Maria José Moraes – diretora do Sindelp-PA e os delegados João Rodrigues e José do Carmo.

Adim 4220

 

 

Sair da versão mobile