Lançada frente parlamentar em prol da modernização das Forças Armadas

0
1030

Foi lançada nesta terça-feira (2), na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar Mista da Defesa Nacional, com a presença do ministro da Defesa, Jaques Wagner.

Alex Ferreira / Câmara dos Deputados
Lançamento da Frente, com a presença do ministro da Defesa, Jaques Wagner. Presidente da Frente, dep. Carlos Zarattini (PT-SP)
Carlos Zarattini: frente quer conseguir apoio para o desenvolvimento da Estratégia Nacional de Defesa

Segundo o coordenador do grupo, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), o objetivo é conseguir apoio para o desenvolvimento da Estratégia Nacional de Defesa, criada em 2008. Esse texto reforça a necessidade de modernizar as Forças Armadas e afirma que a defesa é inseparável do desenvolvimento.

Entre outros pontos, a estratégia determina prioridade à região amazônica, aumenta a presença das Forças Armadas nas fronteiras e prepara Exército, Aeronáutica e Marinha para desempenharem operações de paz. Zarattini ressaltou que a frente terá papel relevante na garantia de recursos para a implementação dessas medidas, ainda mais em um ano marcado por ajuste fiscal.

Projetos
O parlamentar citou os principais projetos a serem desenvolvidos em cada uma das Forças Armadas. “Em relação à defesa do espaço aéreo, as prioridades são o KC-390, um avião cargueiro sob responsabilidade da Embraer, e a construção dos caças em que fizemos parceria com a Suécia”, informou. Na área naval, o destaque, de acordo com Zarattini, é o submarino de propulsão nuclear, que já está em processo de construção. E, quanto ao Exército, a ocupação das fronteiras na região amazônica é a necessidade mais urgente.

PIB
Também estiveram presentes no lançamento da frente representantes da Associação Brasileira das Indústrias de Material de Defesa. Eles apresentaram pesquisa segundo a qual, em 2014, o setor de segurança no Brasil correspondeu a 3,7% do Produto Interno Bruto (PIB). De acordo com a associação, a cada R$ 10 milhões investidos, os efeitos na economia seriam de mais de R$ 18 milhões.

Alex Ferreira / Câmara dos Deputados
Lançamento da Frente, com a presença do ministro da Defesa, Jaques Wagner
Jaques Wagner: Ministério da Defesa defende emenda que garante mais recursos para o setor

Recursos
Por sua vez, Jaques Wagner disse que uma das prioridades do Ministério da Defesa é a aprovação de uma emenda à MP 674/15que garante mais recursos para o setor.

O ministro salientou a importância da frente na aprovação de matérias de interesse da pasta. “É hora de renovar, fazer a revisão dos documentos fundamentais da defesa e das estratégias. Nesse processo, é fundamentar ter a participação daqueles que representam a sociedade brasileira”, comentou.

A Frente Parlamentar Mista da Defesa Nacional é formada por 210 deputados e 6 senadores.

Íntegra da proposta:

 

Fonte: Agência Câmara Notícias