Investimentos na prevenção são fundamentais na segurança pública, afirmam especialistas

0
1624

O Diário Catarinense reuniu três especialistas para debater segurança pública e definir assuntos importantes dentro da área a serem explorados. Os convidados apontaram a prevenção como fato fundamental para melhores resultados no combate à criminalidade.

O professor mestre e coordenador do curso de Direito da Univali na Grande Florianópolis, Alceu de Oliveira Pinto Júnior, destacou que são fundamentais os esforços para a estruturação dos conselhos de segurança comunitários. As associações funcionam em cidades do Estado, como Blumenau, e participaram ativamente de ações das policiais passando informações e contribuindo com investigações.

— Depende do poder público a iniciativa de estruturar os conselhos. É preciso o fortalecimento dos conselhos de segurança — reforçou o especialista.

O professor de Direito da Univali, Rodrigo Miotto dos Santos, ressaltou um trabalho feito pela universidade em uma escola de Palhoça em que os estudantes são levados a discutir os direitos humanos. Com pouco tempo de ação, os resultados apareceram:

— A violência entre os estudantes diminuiu. Em dois meses de projeto não foi mais preciso chamar a ronda escolar, que seguidamente ia até a escola.

O especialista em segurança e o coronel aposentado do Exército Eugênio Moretzsohn aponta para o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), grupo formado pela PM para alertar crianças e adolescentes em escolas para os riscos do uso de drogas, como um dos programas a ser incentivado. Além disso, destacou que o fato de o tema segurança pública ter sido o mais votado no projeto DC de Olho mostra que há uma falta de proximidade dos policiais com a comunidade.

— Uma parte dessa percepção de insegurança da população se deve ao distanciamento entre a população e o policial, a figura do policial. Há também a forma com que o policiamento é aplicado hoje em dia, com muito tecnologia e poucas pessoas — analisou.

Resultado da votação

Entre 31 de outubro e 22 de novembro, o DC disponibilizou aos leitores os temas de segurança pública, rodovias e clima para serem escolhidos como causa do jornal por um ano.

Abaixo o resultado da votação que ocorreu online e em urnas espalhadas pelo Estado: 

Obras em rodovias federais de SC — 1.990 votos — 7.4% da preferência
Monitoramento climático e prevenção contra desastres naturais — 1.592 votos — 5.9% da preferência
Melhoria nos índices de segurança pública — 23.192 votos — 86.6% da preferência
Total: 27.090 votos

 

Fonte: DC