Especialista defende revisão na política de segurança nas fronteiras para barrar armas

6
15991

Superintendente de Segurança Pública da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Mato Grosso do Sul, Antonio Carlos Videira. Foto:Luis Macedo / Câmara dos Deputados

O superintendente de Segurança Pública da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Mato Grosso do Sul, Antonio Carlos Videira, afirmou nesta terça-feira (27) na Câmara dos Deputados que é preciso rever as políticas de segurança das fronteiras brasileiras com os países da América do Sul para barrar a transferência de armas e drogas para o País.

O tráfico de armas no Brasil foi o assunto principal do debate em audiência pública promovida pela subcomissão permanente que trata do combate ao crime organizado da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.

De acordo com Videira, o fluxo de armas nas fronteiras alimenta a criminalidade em cidades como o Rio de Janeiro e São Paulo. “Desde que se iniciaram as pacificações dos morros do RJ, houve um aumento na demanda de armas do tipo fuzil [vindas do Paraguai, Colômbia e Bolívia]. Quando se expulsa, prende ou desarticula o tráfico de um morro, os traficantes se mudam e quem se vê ameaçado, precisa se defender e demandam armas com calibre maior”, afirmou o superintendente.

A audiência foi solicitada pelo deputado Aluísio Mendes (PSDC-MA) com o objetivo de formular propostas que visemDeputado Aluísio Mendes.Luis Macedo / Câmara dos DeputadosDeputado Aluísio Mendes.Luis Macedo / Câmara dos Deputadosdiminuir a criminalidade no País que tem sido fomentada pelo tráfico de armas. “Esse é um problema atual e que contribui em muito para o aumento da criminalidade”, afirmou Mendes.

O deputado concordou com Videira e disse que o governo deveria agir com mais firmeza na relação com os países de fronteira a fim de combater o fluxo de materiais para o crime organizado. “O governo brasileiro está ciente e omisso. Por que não podemos cobrar dos países o cumprimento de tratados? Por que não podemos cobrar o tratado de devolução de carros roubados? De cada 10, eles entregam um e o Brasil fica omisso”, disse.

Crime hediondo

Subsecretário de Educação, Valorização e Prevenção da Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro, Pehkx Jones Gomes da Silveira. Foto:Luis Macedo / Câmara dos DeputadosSubsecretário de Educação, Valorização e Prevenção da Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro, Pehkx Jones Gomes da Silveira. Foto:Luis Macedo / Câmara dos DeputadosJá para o subsecretário de Educação, Valorização e Prevenção da Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro, Pehkx Jones Gomes da Silveira, o porte de armas de uso militar como granadas, fuzis, bombas, deveria ser considerado crime hediondo para gerar mais respeito e medo por parte das pessoas que as utilizam.

“[Deveria se] tratar o porte e o uso das armas de uso restrito como crime hediondo, cujo crime seja cumprido em prisão federal, a fim de fazer a juventude pensar duas vezes no uso de armas desse calibre, pois o uso mostra que não existe respeito e responsabilidade”, disse Silveira.

Por fim o deputado Aluísio Mendes afirmou que a situação da segurança brasileira está alarmante e precisa de medidas urgentes para modificá-la. “A cada vez que recebemos um convidado aqui, a gente percebe que a segurança pública não está doente e sim em estado terminal. Cada exposição mostra a falta de estrutura, de interação, de integração, de políticas públicas, e avanço cada vez mais na insegurança”, concluiu.

Fonte: Portal SP

6 COMMENTS

  1. Great post. I was checking continuously this blog and I am impressed!
    Very helpful information specifically the last part
    🙂 I care for such information a lot. I was looking for this particular info for a long time.
    Thank you and best of luck.

  2. What i do not understood is in fact how you’re now not actually much
    more smartly-favored than you might be now. You are very
    intelligent. You understand therefore significantly in relation to this matter, produced
    me in my view consider it from so many numerous angles.

    Its like women and men aren’t interested until it is something to accomplish with Woman gaga!

    Your personal stuffs excellent. Always maintain it up!

  3. Write more, thats all I have to say. Literally, it seems
    as though you relied on the video to make your point.
    You definitely know what youre talking about, why
    throw away your intelligence on just posting videos to your weblog when you
    could be giving us something enlightening to read?

  4. I was excited to discover this site. I want to to thank you for your time due to
    this wonderful read!! I definitely enjoyed every little bit of it and i
    also have you book marked to look at new information on your
    website.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here