Entrega Medalha: delegados homenageiam expoentes da área jurídica e parlamentares em noite de festa

0
44556

A Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (ADEPOL-BR) realizou, nesta quarta-feira (10), a solenidade de entrega da Medalha Senador Delegado Romeu Tuma, a maior comenda nacional de entidade representativa dos Delegados de Polícia. A cerimônia foi aberta pelo presidente da Adepol do Brasil, Paulo Roberto D’ Almeida.

A relação de agraciados contou com 22 (vinte e dois) pessoas que prestaram relevantes serviços à entidade e à classe de Delegados de Polícia, entre governadores, parlamentares, juristas, desembargadores, assessores parlamentares e ex-presidentes da Associação. “Temos tido muitas lutas, mas também muitas vitórias, que não teriam sido possíveis sem a ajuda de cada um dos presentes nesta noite”, ressaltou Paulo D’Almeida, ao agradecer a todos que tem colaborado para os resultados positivos.

Paulo D’Almeida elencou as vitórias que os delegados vêm obtendo nos últimos anos, como os diversos projetos de interesse da categoria transformados em lei.  “Só nos últimos três anos tivemos seis projetos transformados em lei”, lembrou Paulo D’Almeida, que se despede do cargo de presidente no final do mês. “Em 47 anos de atividade policial, tenho alimentado o sonho de uma polícia com autonomia financeira e administrativa; uma Polícia de Estado, Republicana, e não uma polícia de governo”, reforçou.

O Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil, e ex-presidente da OAB-SP, Flávio D’Urso, falou em nome dos homenageados. “Eu agradeço este gesto de carinho e de gratidão por parte da corporação aos que tem trabalhado e se esforçado para defender esta instituição tão importante para o Brasil”, agradeceu. “Nós temos que defender a autoridade policial, o papel do delegado de polícia judiciária, porque representa uma importante coluna do Estado democrático de Direito”, reforçou Flávio D’Urso.

“A segunda vertente desta honraria é relembrar a memória desta figura inesquecível, que segue sendo um exemplo para as novas gerações do que é ser um grande policial e um grande brasileiro”, completou D’Urso, se referindo ao nome da medalha que homenageia o ex-Deputado Delegado Romeu Tuma.

Confira abaixo a lista completa dos agraciados:

Enrique Ricardo Lewandowski
Presidente do Supremo Tribunal Federal

Ricardo Berzoini
Ministro da Secretaria de Relações Institucionais

Carlos Alberto Richa
Governador do Estado do Paraná

Omar Abdel Aziz
Governador do Estado do Amazonas
(março/2010 – abril/2014)

Delcídio do Amaral
Senador

Eduardo Amorim
Senador

Romero Jucá
Senador

Eduardo Cunha
Deputado Federal

Guilherme Campos
Deputado Federal

Izalci
Deputado Federal

Lincoln Portela
Deputado Federal

Paulo Rocha
Deputado Federal
(1991 – 2005 / 2007 – 2011)

Ronaldo Caiado
Deputado Federal

Valdir Colatto
Deputado Federal

Edson Alfredo Martins Smaniotto 
Desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios

Marco Antônio Marques da Silva
Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo

Luiz Flavio Gomes
Jurista

Luiz Flávio Borges D’Urso
Conselheiro Federal da OAB

Mozart Vianna de Paiva
Secretário-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados

Luiz Gonçalves Neto
Analista Legislativo da Câmara dos Deputados

Ricardo José Varjal de Melo
Presidente da ADEPOL do Brasil
(1991 – 1993)

Maurílio Pinto de Medeiros
Delegado de Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Norte

Confira a galeria de imagens: