Home Notícias Deputados esperam que CPI ajude a superar problemas carcerários brasileiros

Deputados esperam que CPI ajude a superar problemas carcerários brasileiros

0

Deputados pediram há pouco que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Sistema Carcerário Brasileiro “trace uma radiografia” dos presídios brasileiros e concretize propostas de superação dos problemas existentes.

O apelo foi feito no seminário “Sistema Carcerário Brasileiro: realidade, propostas e discussões”, que ocorre neste momento no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados. O evento, promovido pela Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (Anamages), conta com a participação de parlamentares, juízes, defensores públicos e policiais, entre outras autoridades.

O deputado Carlos Zarattini (PT-SP) defendeu o fortalecimento da CPI. “É preciso traçar a radiografia do sistema carcerário brasileiro, com propostas de superação dos problemas existentes”, reforçou.

Segundo Zarattini, o custo do enfretamento desses problemas “certamente é menor que a manutenção do preso dentro do sistema”.

Jovens presos
O deputado Sérgio Brito (PSB-BA), relator na CPI, destacou que temas polêmicos serão aprofundados na comissão. “Terceirização, ressocialização, rebeliões, custos e um novo modelo do sistema serão discutidos”, ressaltou.

A maior preocupação, no entanto, refere-se à quantidade de jovens presos, informou Brito. “A juventude (18 a 29 anos), conforme o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) compõe cerca de 53% da população carcerária. Isso é preocupante; devemos enfrentar o assunto”, afirmou.

 

Fonte: Agência Câmara Notícias

Sair da versão mobile