DELEGADO DE POLÍCIA DA PC GO ADRIANO SOUSA ESCREVE ARTIGO CIENTÍFICO NA REVISTA DO SERVIÇO PÚBLICO

0
103

A revista da ENAP (Escola Nacional de Administração Pública) acaba de publicar a sua mais recente edição. Um dos textos foi escrito pelo Delegado de Polícia Civil Dr Adriano Costa, e pelo professor e pós-doutor João Roriz.

O texto do artigo científico versa sobre as soluções de casos travados no âmbito da Comissão Interamericana de Direitos Humanos: política, preferências e cumprimento.

O artigo trata das recomendações e das soluções amistosas da Comissão Interamericana de Direitos Humanos e das respostas dos Estados a partir de uma ferramenta de avaliação de políticas públicas. Pressupondo a necessidade de problematizar o envolvimento da linguagem dos direitos
humanos com os estudos de políticas públicas, o objetivo principal do texto é analisar as decisões da Comissão e a reação dos Estados a partir de preferências distintas dos atores envolvidos.

O artigo considera as recomendações e soluções amistosas da Comissão não como um bloco monolítico sem distinções, mas como tipos variados que demandam políticas públicas diversas. Através da análise do relatório de 2017 da Comissão, em particular as suas ferramentas e o seu cumprimento
por parte dos Estados, pode-se constatar que: (i) a Comissão Interamericana tem preferência por determinados tipos de ferramentas nos desenhos de soluções, (ii) os Estados também têm preferências por certos tipos de ferramentas, e (iii) tais preferências não coincidem com as da Comissão.

Parabéns ao eminente colega pela iniciativa.

Em anexo o texto do artigo citado.