Comissão de Educação do Senado aprova criação do Dia do Delegado

0
993

Segundo o presidente da Adepol, Paulo D’Almeida, várias unidades da Federação já adotam essa data comemorativa. O Distrito Federal, por exemplo, aprovou lei no ano passado com tal finalidade. “A aprovação deste projeto é importante porque reconhece o esforço, a dedicação e o compromisso do Delegado de Polícia com a segurança da população. É também uma forma de prestar homenagem aos companheiros que tombaram no exercício da função”, comemorou Paulo D’Almeida.

“A criação do Dia do Delegado é uma forma de homenagear e fortalecer a auto-estima da categoria que expõe a própria vida diariamente no enfrentamento da criminalidade e violência, colaborando para consolidar a cultura de paz em nosso país”, reforçou Carlos Eduardo Benito Jorge, vice-presidente da Adepol do Brasil. “A data é oportuna ainda para agradecer a colaboração de todos que ajudam a transformar a Polícia Judiciária brasileira numa Instituição forte e respeitada”, concluiu.

O autor da proposta na Câmara, deputado Lourival Mendes (PTdoB-MA), lembrou que em 3 de dezembro de 1841 o Imperador Dom Pedro II promulgou a Lei 261, que criou o cargo de delegado de polícia. Daí a escolha desse dia para comemorar a profissão.

O projeto, que seria terminativo na Comissão, deverá ir ainda para votação em plenário. Por determinação do presidente da Casa, todos os projetos oriundos da Câmara passam agora obrigatoriamente por votação em plenário.