Home Notícias Bernardo Santana é o novo líder do PR na Câmara dos Deputados

Bernardo Santana é o novo líder do PR na Câmara dos Deputados

0

O deputado Bernardo Santana de Vasconcellos é o novo líder do Partido da República – PR na Câmara dos Deputados, em substituição a Anthony Garotinho (RJ). Com isso, assume também a liderança do Bloco formado pelas legendas PR, PTdoB e PRP. O parlamentar já ocupava a 1ª vice-liderança do partido e foi presidente do PR em Minas Gerais (março/12 a maio/13).

Deputado em seu primeiro mandato, no ano passado Bernardo Santana entrou para a seleta lista dos parlamentares em ascensão. Ele está entre os 150 parlamentares mais influentes do Congresso Na­cional, segundo levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – DIAP, que consagra para esta categoria os deputados que vem apresentando um trabalho de destaque e se credenciando para o exercício de lideranças no âmbito do Parlamento.

O deputado Bernardo Santana disse estar honrado com a confiança depositada nele e ressaltou que irá trabalhar com afinco e determinação, junto com os colegas parlamentares, pelo fortalecimento do Bloco e pelo respeito ao Parlamento como legítimo representante dos interesses da sociedade brasileira.

O papel do líder

Além de nortear a discussão e a votação de propostas, o líder acumula uma série de atribuições importantes, principalmente ligadas à articulação política e ao trabalho de unificação do discurso partidário.

Durante as votações, cabe ao líder expressar a opinião do bloco que representa. Ele também participa do colégio de líderes – órgão que, entre outras atribuições, define a pauta de votações do plenário. O colegiado é formado pelos líderes da Maioria, da Minoria, dos partidos, dos blocos e do governo.

Sair da versão mobile