Adepol nos Estados – Estudantes recebem palestras do programa “Delegado Legal” da Adepol AM

0
1425
O programa “Delegado Legal” contemplou na manhã desta quinta-feira (29) aproximadamente 70 alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Libertador Simón Bolívar, localizada no Conjunto Ica Paraíba, bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul da cidade.
O escrivão do 16º Distrito Integrado de Polícia (DIP), Marcelo Benedito, foi o palestrante escolhido pelos organizadores do programa para abordar o tema “bullying”, que é bastante presente na vida dessas crianças e adolescentes.
“O programa é muito relevante para toda a sociedade, principalmente na construção de cidadãos com valores e princípios de cidadania. Essa aproximação também nos ajuda a transmitir mais confiança a essa parcela importante da sociedade”, enfatizou o escrivão Marcelo.
Durante a palestra, foram apresentados slides e desenhos animados que abordaram o tema proposto de forma didática. Posteriormente, um bate papo foi iniciado com a finalidade de tirar dúvidas e orientar os estudantes sobre como proceder em situações que envolvam bullying.
Ainda na tarde desta quinta-feira, cerca de 60 alunos do 8° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Maria Lourdes de Arruda, situada no bairro Alvorada, Zona Centro-Oeste da cidade, participaram de palestra ministrada pelos investigadores Joana Paula, do 10° Distrito Integrado de Polícia (DIP) e Daniel Castelo, da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

No decorrer de uma hora de apresentação, os estudantes ouviram os policiais falarem sobre violência doméstica e drogas. “Esse é um tema atual que os alunos presenciam no próprio bairro. Eles são vítimas dos malefícios das drogas e da violência. Semana passada mesmo a diretora nos informou que um aluno teria sido ameaçado dentro da instituição de ensino por pessoas ligadas ao tráfico de drogas”, relatou Joana.

Cartilhas, blusas e adesivos do “Delegado Legal” foram sorteados entre os estudantes durante as palestras nas escolas.

Conscientização
Criado em 2007, o “Delegado Legal” é uma iniciativa da Associação de Delegados de Polícia do Estado do Amazonas (Adepol-AM). O programa é voltado a crianças e adolescentes de escolas da rede pública e particular, com a finalidade de conscientizar, educar e resgatar por meio da orientação levada às salas de aulas pelos servidores da Polícia Civil do Amazonas.