ADEPOL DO BRASIL: 53 anos de lutas, conquistas e vitórias

0
82

Hoje (01), a Associação dos Delegados de Polícia do Brasil – entidade que congrega os Delegados de Polícia do Brasil e suas respectivas Associações congêneres dos Estados, do Distrito Federal e da Associação dos Delegados da Polícia Federal – celebra seus 53 anos. Um histórico de lutas, conquistas e trabalhos intensos.

Nossa história remete a um encontro no dia 1º de novembro de 1970, fruto de entendimentos prévios mantidos no Congresso Nacional de Trânsito, realizado em Caxias do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul.

A reunião de São Paulo, contando com a presença de representantes das Associações de Delegados de Polícia da Bahia, Guanabara, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, aprovou o seu primeiro estatuto, elegendo como Presidente de Honra o Dr. Coriolano Nogueira Cobra e Presidente o Dr. Ary José Bauer.

Os ideais da constituição de uma entidade representativa dos Delegados de Policia envolviam o estabelecimento de uma filosofia nacional de policia, contribuindo para a implantação de uma Doutrina Nacional de Policia Judiciária.

Em sucessivos Encontros Nacionais realizados a partir de 1971, a ADEPOL DO BRASIL tornou-se realidade. O objetivo inicial era a implantação da Polícia Civil em todo o território nacional, dirigida por Delegados de Polícia de carreira.

O papel exercido pela entidade, durante a fase preliminar da instalação da Constituinte e no acompanhamento diuturno e permanente no Congresso Nacional, foi de importância relevante no reconhecimento institucional do Delegado de Policia.

Hoje, com orgulho, a ADEPOL DO BRASIL é reconhecida como entidade nacional representativa dos Delegados de Polícia.