ADEPOL-BR participa de audiência pública sobre autonomia das perícias

0
902

ADEPOL-BR participa de audiência pública sobre autonomia das perícias

                        No dia 07/02/2012 foi realizada audiência pública, no âmbito do Conselho Nacional de Segurança Pública – CONASP, acerca do tema “Autonomia das Perícias”.

Na ocasião, a ADEPOL-BR se fez representar pelo Dr. Reale, o qual embasou a sua explanação sobre argumentos eminentemente de natureza jurídica. Segundo o delegado, o pleito de autonomia das perícias encontra óbice constitucional, demandando dessa forma uma reforma à constituição para o seu implemento. Ademais, o ilustre representante dos delegados defendeu o modelo atual, afirmando que a falta de investimentos públicos nas perícias é reflexo da ausência de vontade política em se implementar políticas sérias de segurança pública.

Vale salientar que o Dr. Carlos Diego, Delegado de Polícia do estado de Santa Catarina, expôs alguns pontos negativos referentes à experiência do seu estado de origem, onde as perícias alcançaram a autonomia.

A audiência pública em comento foi solicitada pela Associação dos Peritos Criminais Federais – APCF, e integra uma estratégia para a conquista da autonomia administrativa, financeira e funcional das perícias.