Na última quarta-feira (24), o presidente da Adepol do Brasil, Rodolfo Queiroz Laterza, teve uma reunião com o deputado federal Aluísio Mendes, também presidente da Comissão Especial que discute a PEC 18/2025. Extremamente cordato e receptivo, o parlamentar frisou a importância de se buscar um conteúdo na PEC 18 que foque na sociedade, em detrimento de questões que levem a colisões corporativas.
Ressalta-se a experiência de Aluísio Mendes, que foi um grande presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. Inclusive, com o reconhecimento da Adepol do Brasil, corroborou a visão da entidade de classe de que o texto da PEC necessita urgente de reavaliação de conteúdo, especialmente quanto ao critério das competências e à necessidade de se evitar colisões institucionais. Ainda que haja convicções diversas entre parlamentares, é essencial, neste momento, que se construa um texto que contribua para questões maiores da sociedade brasileira.
“Agradecemos imensamente ao deputado Aluísio Mendes pela racionalidade e pela postura extremamente objetiva e experiente diante de tema tão importante quanto a segurança pública no Brasil. Esperamos que, no âmbito da PEC 18, haja um amplo debate e, sobretudo, alterações sistêmicas em relação ao texto atual, que desagrada a imensa maioria dos parlamentares”, destaca Laterza.