Home Notícias Plenário mantém na pauta PEC que reduz maioridade penal

Plenário mantém na pauta PEC que reduz maioridade penal

0

 

O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou, por 419 votos a 37, o requerimento de retirada de pauta da Proposta de Emenda à Constituição 171/93, que diminui a maioridade penal de 18 para 16 anos. O requerimento havia sido apresentado pelo PSD.

Os partidos orientam agora suas bancadas para a votação da matéria. Para ser aprovada em segundo turno, a PEC precisa de 308 votos favoráveis.

De acordo com o texto aprovado em primeiro turno, a maioridade será reduzida nos casos decrimes hediondos – como estupro e latrocínio – e também para homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte.

O texto foi aprovado em primeiro turno no início de julho, na forma de uma emenda apresentada pelos deputados Rogério Rosso (PSD-DF) e Andre Moura (PSC-SE). Esse texto excluiu da proposta inicialmente rejeitada pelo Plenário os crimes de tráfico de drogas, tortura, terrorismo, lesão corporal grave e roubo qualificado entre aqueles que justificariam a redução da maioridade.

Pela emenda aprovada, os jovens de 16 e 17 anos deverão cumprir a pena em estabelecimento separado dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e dos maiores de 18 anos

 

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Sair da versão mobile