ADEPOL do Brasil parabeniza senador Fabiano Contarato por garantir avanços para candidaturas de policiais

0
11

A ADEPOL do Brasil parabeniza o senador Fabiano Contarato pela atuação decisiva que resultou em uma conquista importante no âmbito do novo Código Eleitoral (PLP 112/2021). Sua intervenção foi fundamental para a incorporação, pelo relator senador Marcelo Castro, de regra mais justa e equilibrada para os profissionais da Segurança Pública que desejam disputar eleições. Agora, garante-se que Policiais Civis, Policiais Federais, Policiais Rodoviários Federais, Policiais Penais possam ser candidatos sem prejuízo de suas remunerações e do próprio cargo.

  • O prazo de afastamento passa a ser de apenas 1 ano, e não mais de 4 anos, como havia sido definido pela Câmara dos Deputados.

  • Policiais Civis, Policiais Federais, Policiais Rodoviários Federais e Policiais Penais poderão se candidatar sem a necessidade de exoneração, preservando seus cargos e remunerações.

Trata-se de avanço relevante para a cidadania e para a valorização das carreiras policiais, garantindo condições mais equânimes de participação no processo democrático. A ADEPOL do Brasil seguirá acompanhando a tramitação da matéria e atuando em defesa dos direitos e da dignidade de todos os integrantes da Segurança Pública.