Home Notícias Tomam posse os novos delegados da polícia civil do Paraná

Tomam posse os novos delegados da polícia civil do Paraná

0

Começou nesta segunda-feira (22) a posse dos 64 novos delegados da Polícia Civil aprovados em concurso público e nomeados pelo governador Beto Richa na última terça-feira. A posse é na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná. Até o dia 17 de março todos os novos delegados terão assinado o termo de posse. Em seguida, eles iniciam o curso de formação, que será ministrado na Escola Superior de Polícia Civil e tem aula inaugural prevista para o fim de março. Só depois disso, assumirão as delegacias para as quais serão designados.

A contratação dos delegados faz parte do projeto Paraná Seguro. Na última semana, além dos delegados, o governador também nomeou 2.212 policiais militares, além de 608 novos bombeiros. O programa é o primeiro planejamento específico para a área da segurança pública já feito na história do Estado.

Fernanda Bertoco Mello, 24 anos, é a mais nova da turma. Nascida em 1991, em Umuarama, terá na função de delegada o seu primeiro emprego e, ainda, a realização do sonho do pai, que era escrivão de polícia e faleceu em serviço há 18 anos. “Fiz a prova no último ano da faculdade. Não tinha plano B. Era ser delegada, ou ser delegada”, contou Fernanda, ao lado da mãe Helena, escrivã aposentada e que acompanhou a filha em todo o processo de seleção. O objetivo na carreira é atuar nas Delegacias na Mulher, um dos setores que será reforçado com os profissionais recém-nomeados.

Natural de Goiânia e delegado em São Paulo, Victor Nascimento Batista, de 27 anos, foi atraído pelo salário oferecido pelo Governo do Paraná. No estado vizinho ele trabalhava em centrais de flagrante e planeja se dedicar agora ao setor operacional, nos conceituados grupos táticos como Tigre (Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial) e Cope (Centro de Operações Policiais Especiais) da Polícia Civil paranaense.

Enquanto aguarda o início do curso de formação, Karen Friedrich Nascimento, 33 anos, que tomou posse nesta segunda-feira, adianta sua preparação com um curso de tiro com outras duas aprovadas no concurso. “Há muitos policiais entre os aprovados e a intenção é não ficar muito para trás”, conta ela, que cursou Direito já com o propósito de ingressar na Policia Civil do Paraná.

Formado em 2010, Rafael Bacellar tinha o objetivo de atuar na Defensoria Pública. “Mas comecei a trabalhar como assessor em uma vara criminal e a vocação se desfez. Passei a me interessar em buscar a verdade para que se puna quem realmente cometeu um crime”, contou. Para ele, o déficit de recursos humanos na polícia em todo o Brasil é o maior desafio hoje. Problema que é minimizado com o aumento nos quadros efetivos das polícias promovido pelo Governo do Paraná.

DESTINAÇÃO – Dezessete comarcas do interior passarão a contar agora com delegados efetivos. São elas São João do Triunfo, Mallet, Palmas, Clevelândia, Altônia, Santa Izabel do Ivaí, Cambará, Manoel Ribas, Iretama, Campina da Lagoa, Grandes Rios, Marilândia do Sul, Cândido de Abreu, Ampére, Nova Aurora, Terra Roxa e Santa Helena. Desta forma, todas as comarcas do Estado passarão a contar com um delegado de polícia. Serão designados ainda profissionais para reforçarem as subdivisões de policiais do interior e as delegacias especializadas da capital.

PARANÁ SEGURO – O reforço no contingente da Segurança Pública faz parte do programa Paraná Seguro, lançado em 2011 pelo governador Beto Richa. Desde então o governo estadual já incorporou mais de 10 mil profissionais dos quadros da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica (Instituto Médico-Legal e Instituto de Criminalística) e Corpo de Bombeiros (contando com essa última convocação).

Além de aumentar o efetivo, o Governo do Paraná melhorou a remuneração paga aos profissionais da Segurança Pública, adquiriu novas viaturas e módulos móveis policiais.

fonte: Agência de notícias do Paraná

http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=87967

Sair da versão mobile