Home Notícias INFORME ATUALIZADO SOBRE A CONJUNTURA DA REFORMA ADMINISTRATIVA – ADEPOL DO BRASIL

INFORME ATUALIZADO SOBRE A CONJUNTURA DA REFORMA ADMINISTRATIVA – ADEPOL DO BRASIL

0

Conforme informações verificadas junto a reunião da Frente Parlamentar de Defesa do Serviço Público com o relator da PEC 32/2020, Deputado Federal Arthur Maia, temos o seguinte contexto atualizado na PEC 32/2020:

  1. O relator informou que quer definir o que são as carreiras típicas de Estado já no texto da PEC, não remetendo para a lei complementar posterior, como está previsto no texto atual;
  2. Informou acordo para suprimir os dispositivos que prevêem os vários tipos de regime de contratação que precarizam as carreiras e direitos funcionais;
  3. Informou o relator que irá suprimir a a possiblidade de contratação ilimitada de temporários, ressaltando não concorda com a predominância de contratação de temporários;
  4. Informou o Deputado Arthur Maia que irá suprimir o vínculo de experiência de 2 anos (ele não disse se tiraria para todas as carreiras), fortalecendo os mecanismos de avaliação do estágio probatório;
  5. Ressaltou suprimir do texto a possiblidade dos servidores que entraram sem estabilidade deixarem de estar no Regime Próprio de Previdência, preservando o Regime Próprio para que não se tinha distorções atuariais no futuro.
  6. Acerca do dispositivo que prevê a prerrogativa do Presidente extinguir por Decreto Autônomo os órgãos e autarquias, disse a dep Alice Portugal que isso não foi totalmente retirado na CCJ, daí o Relator falou que se ficou um resquício será suprimido (alíneas a, b, c, e do artigo 84).
  7. Ressaltou suprimir q possibilidade de livre nomeação de cargos técnicos por prerrogativa autônoma do Chefe do Executivo, sem concurso.
  8. Defendeu o relator estabilidade só para as carreiras típicas de Estado.
  9. Informou que a avaliação de desempenho será por lei complementar, sendo que na PEC 32 está lei ordinária – instituto normativo mais precário.
  10. O sistema de avaliação de desempenho duraria 5 anos.
  11. No debate, o Dep. Rogério Correia disse que ele deveria repensar o art. 37A, que permite que empresas privadas prestem os serviços públicos em sistema de cooperação. O relator informou que irá ponderar eventual supressão.
  12. O relator disse que não vai incluir militares das FFAAs, pois não são servidores públicos.
  13. O relator disse que vai incluir os membros de Poder – Judiciário, Ministério Público.
  14. O relator disse que o Presidente da Câmara Arthur Lira está cobrando relatório até agosto.Os deputados pediram mais prazo e ele disse que não será concedido.

Mantenhamos firme mobilização junto aos parlamentares, cobrando supressões no texto da PEC 32.

Rodolfo Queiroz Laterza

Presidente da ADEPOL DO BRASIL

Sair da versão mobile