Home Notícias ConJur estreia coluna semanal sobre polícia judiciária nesta terça

ConJur estreia coluna semanal sobre polícia judiciária nesta terça

0

A revista eletrônica Consultor Jurídico estreia, nesta terça-feira (7/7) a coluna Academia de Polícia, voltada para a discussão de assuntos relativos à polícia judiciária e sua atuação desde o inquérito até o processo penal. Com a constante presença de operações policiais no noticiário, o objetivo é fomentar o debate sobre os limites e garantias legais atribuídas aos agentes.

Publicados às terças-feiras, os textos serão assinados por delegados civis e federais com ampla experiência acadêmica. A ideia é ir além dos limites das delegacias e trazer a visão crítica de quem também pesquisa e estuda o Direito como ciência.

Na coluna de estreia, o delegado de Polícia Civil de Santa Catarina Leonardo Marcondes Machado fala sobre o “peso” da investigação criminal na vida de um suspeito e sua relação com a falta de limites claros sobre quem pode dirigi-la: a polícia, o Ministério Público ou o Judiciário.

Perfil dos autores
Além de atuar como delegado em Santa Catarina, Leonardo Machado também é professor de processo penal em cursos de graduação e pós-graduação. Também é especialista em Criminologia e Direito Penal e faz mestrado na Universidade Federal do Paraná.

Ele vai se revezar com Henrique Hoffmann, delegado da Polícia Civil do Paraná, professor coordenador de cursos de pós-graduação e preparatório para concursos, especialista em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade Gama Filho, e segurança pública pela Uniesp.

Delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, o autor Ruchester Marreiros é doutorando em Direitos Humanos pela Universidad Nacional de Lomas de Zamora (Argentina) e professor da Universidade Estácio de Sá e da Escola de Magistratura do Rio de Janeiro.

Já o delegado da Polícia Federal no Paraná Marcio Adriano Anselmo, além de professor, coordena as investigações da operação “lava jato”. É doutor em Direito Internacional pela USP, mestre em Direito Internacional Econômico pela Universidade Católica de Brasília.

Também delegado da PF, Rodrigo Carneiro Gomes é mestre em Direito pela Universidade Católica de Brasília e professor da Academia Nacional de Polícia, além de especialista em segurança pública e defesa social. Foi assessor de ministro do STJ e da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.

 

Fonte: ConJur

Sair da versão mobile