ADEPOL BR é consultada pelo portal Metrópoles sobre violência contra mulheres

0
4

A ADEPOL do Brasil por meio de sua diretora Raquel Gallinati, foi consultada em matéria do portal Metrópoles sobre os dados do Mapa Nacional da Violência de Gênero, divulgados no dia 26 de agosto, pelo Senado Federal. O levantamento mostra que, apenas no primeiro semestre de 2025, uma mulher foi vítima de violência sexual a cada 12 horas no estado de São Paulo — 747 casos notificados, sendo 677 estupros consumados e 70 tentativas.

Embora os números sejam gravíssimos, Delegada Raquel alerta: a realidade é ainda pior. “Estima-se que a subnotificação chegue a 80% dos casos, porque os crimes de violência contra a mulher, quando ocorrem na clandestinidade — ou seja, entre quatro paredes — são extremamente difíceis de serem comunicados, de chegarem ao conhecimento do poder público, do sistema de justiça criminal. Muitas vítimas estão emocionalmente presas a esse ciclo criminoso”, afirma.

Segundo a pesquisa, a maioria das ocorrências (62,5%) aconteceu em residências — da vítima ou do agressor —, seguidas de vias públicas (20,6%) e estabelecimentos comerciais (9,2%). Em 99,7% dos casos, não houve uso de arma.

A distribuição etária das vítimas é equilibrada: 34,1% têm entre 30 e 59 anos; 33,6%, entre 18 e 29 anos; e 30,2% são adolescentes ou crianças com até 17 anos. No recorte nacional, a maioria das vítimas é formada por mulheres pardas (33,5%), brancas (17%) e pretas (8,4%), embora quase 39% dos registros não informem a raça.

https://www.metropoles.com/sao-paulo/sp-uma-mulher-violencia-sexual-12h